E-familynet.com Ticker

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Salto de desenvolvimento

Nos comenários do post passado me foi lembrado que tudo o que está acontecendo com o Gu poderia ser um salto de desenvolvimento, o que sequer tinha passado pela minha cabeça, já que eu tinha percebido claramente os anteriores, nos quais embora ele tenha ficado chatinho, não há sequer paralelo de comparação com o seu atual estado.

A Pâm fez até a gentileza de me encaminhar um texto sobre o salto de desenvolvimento deste período. A Anine e a Michele também opinaram neste sentido. Aí, coincidência ou intercessão da "santa das mães de primeira viagem", recebi um e-mail do Guia do Bebê que continua justamente informações sobre isso ("Fases de crescimento e desenvolvimento que modificam o sono do bebê e da criança" - Dra. Andréia C. K Mortensen).

Dia 26 o Gu entrou na 19a. semana. Aí vai a transcrição do Salto de Desenvolvimento correspondente:

"- 19 semanas (4 meses e meio): por volta da 14ª. até a 17ª. semanas o bebê pode parecer mais ‘impaciente’. Esse é um dos saltos mais longos: dura cerca de 4 semanas, podendo porém se estender por até 6 semanas. O bebê chora mais, apresenta mudanças extremas de temperamento e quer mais atenção e colo. Consegue alcançar e pegar um brinquedo, sacudi-lo e colocá-lo na boca, passá-lo de uma mão para outra. Pode ganhar o primeiro dente. Os sons que o bebê emite se tornam mais nítidos e complexos, consegue fazer alguns sons como ‘baba’, ‘dada’. Tudo cheira, soa e tem gosto diferente agora. Dorme menos. Estranha as pessoas e busca maior contato corporal quando está sendo amamentado. Depois desse salto o bebê vai poder virar de costas e de barriga para baixo, e vice-versa, se arrastar pra frente ou pra trás, olhar atentamente para imagens num livro; reagir ao ver seu reflexo no espelho e reconhecer seu próprio nome."

Pois é meninas! Acho que vocês realmente acertaram. Uma coisa que não tinha reparado tanto, mas agora me ficou óbvia é a mudança de temperamento. Ele sempre foi tranquilo, não chorava quase. Agora "arma" os maiores berreiros. Inclusive às 3 da manhã! Também começou a estranhar as pessoas. Até sorri um pouco quando está no meu colo, mas é sair dele e já chora. Muito. Por outro lado tem paciência de ficar sozinho no quarto dele, conversando com o mobile, com os ursinhos, com as mãos.

Ah! E as conversas. Tá falando muito, o tempo todo. E o mais engraçado é que quando chorava - antes - fazia "ai ai ai" e todo mundo já ria. Agora ele faz "ai ai ai nenê" e aí já viu né! Sim meninas! ele fala nenê!!! (Recado mental - Preciso gravar...). Já olha os pés,mas não pega. O que ele pega são os brinquedos, e claro leva na boca!

E é este "levar à boca" que me leva a crer que tem dente aí. Porque ele não morde só. Percebo claramente que ele tá coçando a gengiva. Quando ele morde nossos dedos, nossa! É forte! Fora o "cocôzinho". Típico de dente (segundo as "experientes" da família).

Agora estou mais aliviada. Não ainda não passamos o salto. Mas saber que é ele me deixa feliz, mesmo passando por tudo isso, pois logo ele estará fazendo "mais alguma coisa" pra nossa alegria!

E por falar em alegria, nem comentei sobre a consulta dos 4 meses!

Neste mês o Gu cresceu muito! Está com 64 cm! Peso não foi muito não comparado com os padrões anteriores. Na consulta ele estava com 6,935 kg. Mas sim, continua fortinho! :-)

E estou notando que este mês ele crescerá muito, do mesmo jeito. Isto porque comprei umas roupinhas na Feira do Bebê em Campinas neste mês e algumas já estao certinhas no corpo - ou seja, em questão de dias não servem mais - e eu pensei que usaria por no mínimo mais um mês! Dentre as várias coisinhas, comprei uns pijaminhas e o Gu fica parecendo um "homenzinho" com eles! Uma fofura!

Obrigada meninas pelos comentários e pela ajuda! Beijos!

n))

8 comentários:

  1. Amiga, que bom que vc conseguiu desvendar o mistério... realmente, o salto do desenvolvimento existe e faz grande diferença na vida dos pequeninos. Espero me lembrar disso, quando chegar a hora do Noah. Melhoras pro Gu. Bjsss

    ResponderExcluir
  2. O salto de desenvolvimento é batata, por isso que quando a Lara começa a agir diferente da rotina, eu vou logo na tabelinha pra ver! O bom é que como jásabemos o que é, nós nos tornamos menos impaciente né? E depois vem coisinhas novas pela frente *_* Então te prepara que vem por aí GOSTOSURA NA CERTA!

    ResponderExcluir
  3. Pois é menina, sangrou demais, até o último mês que ela mamou sangrava ainda!!

    Fiquei feliz em ver que mamães gostaram de ouvir minha experiencia e ter ajudado!

    P.S. semana que vem mandarei as Casquetes!! Ebaaaaaaaa

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ai Lu que delicia ver o desenvolvimento dos nossos pequenos né? as vezes nem tanto..pois ficamos sem saber oq fazer...mas agora q vc ja sabe..ótimoo..agora me diz mais sobre esse livro eu queroooo...agora com nossos bebes ja nascidos, não tem aquelas informações de cada semana, cada fase né?
    Um bjo enormeee

    ResponderExcluir
  5. Lu, achei e li exatamente esse texto na net quando procurei por salto de desenvolvimento nessa fase. Apesar de difícil, é bom saber que quando passa eles estarão fazendo mais alguma coisinha nova, né? :)

    ResponderExcluir
  6. Lu, lembrei tanto de você hoje! A Maria Clara está há 3 dias que só chora! E eu fico nas mesmas dúvidas que você estava... é dente? é um salto de desenvolvimento? e mais frequente de todas: QUANDO PASSA? hahaha

    Um beijo, querida!
    Feliz dia das Mães!

    ResponderExcluir
  7. Oieee, voltei para convidar você para o sorteio que estou fazendo no meu blog.

    O sorteio acontece 15/06/2011
    Será mix de doce.
    Boa sorte!!

    www.tatidesignercake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tem um selinho especial pra vc lá no meu blog, confere lá, um Bjão pra vc !!!

    ResponderExcluir